Stylist, minha profissão

sábado, outubro 10, 2015

Diferente do que muitos pensam, essa profissão e muito difícil e requer muito tempo dedicado aos estudos.
Ter um olhar apurado e ser uma pessoa dinâmica são características essências para fazer esse trabalho de forma satisfatória. Organização, dedicação, perfeccionismo e principalmente muito amor pela moda e tudo que a envolve como: comportamento humano, história, design, estética, sua confecção e etc... são fatores que não podem faltar.


O Stylist vem para agregar no trabalho do estilista, ele ajuda a formular a identidade da coleção em um editorial para publicidade e ajudar a marca a encurtar a comunicação com o seu público alvo. As vezes ele é a pessoa que vê a coleção com um olhar menos cansado mostrando novas possibilidades dentro de um desfile de moda. Muitas das vezes é difícil para a equipe de estilo pensar nessas novas possibilidades depois de tanto tempo envolvida com o processo criativo. Em outro momento chegamos para limpar,  amarrar o trabalho, clarear a identidade, deixar o trabalho mais homogêneo.


Muita gente acha que esse trabalho é puro glamour, mas é uma profissão muito cansativa e que só quem tem muito amor consegue aguentar, quando falo aguentar e no sentido de pique mesmo. 
Eu muita das vezes trabalho sozinha, faço prova de roupas, ajusto, edito todo o desfile ou a produção do catalogo/lookbook fico em pé em uma sessão de foto por quase 18 horas muitas das vezes. Levanto e abaixo para ajudar a calçar as modelos milhões de vezes. É desgastante. 


 Mas... pulando essa parte e falando mais sobre o passo a passo da produção vou listar cada etapa  para vocês entenderem melhor o processo desse trabalho.

1° Contato com o cliente, onde ele expõem suas vontades e objetivos com o trabalho. Eu listo e estudo o publico alvo da marca, perfil psicológico etc.

2° Estudo sobre a coleção suas influências, materias e o tema que inspirou o desenvolvimento das peças, listo as modelagens estudo cominações, possíveis sobreposições ou não, combinações de acessórios etc...

3°  Começo a estudar e criar os cenários quando for o caso ou estudar locações. Busco as/os modelos para a campanha que estejam dentro do contesto público alvo + tema + coleção, escolho junto da equipe de estilo a beleza (cabelo + maquiagem) e indico a equipe de fotógrafo, maquiadore  cabeleireiro mas adequado ao perfil do trabalho.

4° Depois de tudo acertado, chega o grande dia. nos primeiros momentos faço uma pequena reunião com a equipe e acertamos o andamento do trabalho, logo após começamos a labuta.
Cuido para que os looks estejam alinhados bem passados e sem marcas, acompanho o fotógrafo a cada click, vigio o enquadramento,  a pose da modelo a qualidade da maquiagem a luz... não posso perder nada de vista, nada pode ficar fora do lugar.

5° Finalizo meu dia fazendo a revisão e escolhendo as fotos que serão tratadas pelo fotografo e vejo se tem algo para ser refeito.

Fim... QUEM DERA QUE FOSSE ASSIM TÃO SIMPLES IGUAL ESTÁ SENDO ESCREVER AQUI.

Na verdade isso e um pequeno resumo só para vocês terem ideia.


Como que alguém se prepara para se tornar um profissional de produção de moda/stylist ??? Você deve estar perguntando...
Eu acho muitoo valido fazer a Graduação de Moda ou o curso tecnólogo em Design de Moda, Por ser um curso de formação profissional em uma área mais objetiva (estilo/estilist@) ele tem uma grade de matérias bem variada com conteúdo de historia da moda, aulas de modelagem, costura, desenvolvimento criativo, produção de moda e etc... que são essenciais para essa profissão, é muito bom fazer esse curso mesmo que você não queria seguir carreira de design de estilo. Eu fiz o curso tecnólogo e durou 2 anos e meio. Foi ótimo porque ele abriu meus horizontes e me deu muito repertório para seguir depois com meus estudos sozinha.

Gostar de ler é algo primordial, através da leitura a gente adquiri muito conhecimento, existem muitos  livros e sites com muito conteúdo teórico e informações de moda e estilo para agregar conhecimento. E você precisa está disposto a estudar isso a hora que for, porque nunca paramos os nossas buscas por coisas novas.
Acompanhar as semanas de moda, assistir os desfiles de todos os estilistas que você puder e der conta... Também e algo muito importante.
Ficar ligado nos movimentos políticos e na economia atual é primordial, porque influênciam diretamente no comportamento humano. São nesses conflitos que os movimentos sociais surgem e acabam influênciando na moda de rua. O então famoso termo Street Style.


Para quem está começando é muito bom acompanhar outros profissionais da área, ver como cada um trabalha e ver como cada um se desenvolve em cada campo de atuação. Eu escolhi me especializar em lookbooks e catalogos mas tenho amigos que trabalham vestindo pessoas para eventos (personal stylist) outros se tornaram produtores só de desfile, outros de campanha publicitaria. Enfim você também pode fazer um pouco de cada coisa. Não existe uma regra.





Espero que tenham gostado, não sei se fui muito clara no texto. tentei colocar o máximo de informações que me foi possível lembrar. Caso eu não tenha falado aqui algo, o que é bastante provável, e que vocês queiram perguntar deixem nos comentários suas perguntas que vou responder todas.
Vou tentar criar uma lista de conteúdo, com livros e textos de sites em um outro post para quem quer aprofundar os estudos nessa área.

Bom acho que é isso.

Nas fotos sou eu trabalhando em duas produções que fiz ano passado para uma grife do Rio de Janeiro. As fotos são do Claudio Furtado e o vídeo making off está no link Portifólio  no topo do blog, lá você vai ver outros trabalhos meus também.

Bjusss


Até

Posts que você vai curtir

0 comentários